Livro de cozinha
09/02/12 18:06Todos sabem o que é um livro de cozinha? É para responder a essa pergunta que acontece, entre os dias 9 e 11 de fevereiro em Nova York, o primeiro Cookbook Conference. Durante três dias, um grupo eclético composto por editores, escritores e pesquisadores vai se reunir no Roger Smith Hotel para analisar o passado e discutir o futuro dos receituários culinários.
Ao todo, serão 31 painéis, reunindo mais de 80 palestrantes. Entre eles, nomes famosos como Darra Goldstein, editora e fundadora da revista americana Gastronomica, Paul Freedman, organizador do livro “The History of Taste” (já traduzido para o português como “A História do Sabor”, pelo Senac São Paulo), e historiadores da alimentação como Laura Shapiro, Barbara Ketcham Wheaton e Ken Albala.
Produzidos desde a Idade Média, os livros de cozinha trazem informações que ainda aguardam estudos das mais diversas áreas de conhecimento. Além de informações sobre onde comprar e como preparar alimentos —e para além das medidas em colheres ou pratos—, os receituários antigos contêm informações, por exemplo, sobre saúde e etiqueta.
“Livros de cozinha falam sobre as diferentes sociedades e aqueles que a produziram, inclusive a nossa”, diz Cathy Kaufman, uma das organizadoras do evento.
Além de impressos do passado, o encontro irá abordar as mudanças trazidas com o advento dos e-books, aplicativos culinários e receitas online. “O futuro guarda mudanças ainda maiores para a publicação e comércio de receituários”, completa. Mais informações pelo site: http://cookbookconf.com/.