Livro sobre fraude de vinhos bilionários vai virar filme
09/05/12 15:13O livro The Billionaire’s Vinegar vai virar filme estrelado por Brad Pitt e produzido pelo ator Will Smith, anuncia a revista de vinhos Decanter. Previsto para ser lançado no final deste ano, o filme baseia-se no livro de Benjamin Wallace, publicado em 2008, que conta a história por trás da controversa coleção de vinhos de Bordeaux, que se dizia pertencer a Thomas Jefferson, encontrada num porão em Paris pelo colecionador alemão Hardy Rodenstock em 1985.
As garrafas, vendidas a preços recordes num leilão da Christie’s no mesmo ano, incluíam preciosidades como um Château d’Yquem de 1784 e um Château Lafite de 1787. Segundo Rodenstock, os vinhos foram trazidos à França pelo ex-presidente americano quando ele foi embaixador no país, de 1784 a 1789. Algumas contêm a inscrição “Th:J”. No leilão, a garrafa de Lafite alcançou o valor de US$ 156,450, o maior preço pago até hoje por um rótulo de vinho. A controvérsia sobre a autenticidade da coleção foi parar na justiça, numa trama cheia de intrigas e fraudes, digna de um filme. Há suspeitas, por exemplo, de que as inscrições no rótulo são falsas. O empresário William Koch, que adquiriu algumas garrafas, processou as principais casas de leilão sob a alegação de que o precioso líquido é falso.
Também o colunista da Decanter e ex-diretor de vinhos da Christie’s Michael Broadbent, que leiloou algumas das garrafas, ganhou um processo em 2009 em cima da Random House, editora inglesa que publicou o livro, por ter sido acusado na obra de postura inadequada no episódio.