Salon du chocolat francês acontece na Bahia
29/06/12 20:13Amanhã embarco para a Bahia. É na capital do estado que irá acontecer, entre os dias 6 e 8 de julho, o famoso Salon du Chocolat, feira dedicada ao produto que acontece há 17 anos. Esta é a primeira vez que esta feira francesa, que já teve mais de 90 edições ao redor do mundo, acontece num país produtor de cacau. O Brasil é o quinto maior produtor das amêndoas do cacaueiro do mundo.
Antes do Salão, porém, os confeiteiros, acompanhados de jornalistas (eu entre eles), visitam fazendas de cacau nos arredores de Ilhéus: a Bahia é responsável por cerca de 70% da produção de cacau do país.
O francês François Pralus é um dos chocolateiros de destaque no evento – chamado aqui de Salon du Chocolat Bahia -, que acontece no Centro de Convenções da Bahia. Outros nomes confirmados para o evento, vindos da França, Inglaterra, Bélgica e Dinamarca, são os do francês Stéphane Bonnat, de uma antiga família de confeiteiros, e de Oriol Balanguer, espanhol radicado em Barcelona, além de presenças nacionais, como as confeiteiras Mara Mello (da loja que leva seu nome na capital paulista), Carole Crema (La Vie en Douce, SP) e o pâtissier Fabrice Le Nud (Douce France, SP).
Outra atividade paralela ao salão é o I Fórum Internacional do Cacau e Chocolate, que promoverá o debate do setor, seus desafios e perspectivas. A expectativa da organização do evento – que envolve, entre outros, a Associação de Produtores de Cacau e a Amma chocolate (além do governo do estado) – é a de que cerca de 15 mil pessoas visitem o Salon du Chocolat e participem da programação, que inclui shows, desfiles, eventos e demonstrações gastronômicas.
O quê: Salon du Chocolat Bahia
Quando: 6 a 8 de julho
Onde: Centro de Convenções da Bahia (av. Simon Bolivar, s/ n°, Salvador, tel. 71/3117.3101)